quarta-feira, 28 de setembro de 2011

MINHA IGREJA NÃO VALORIZA A ESCOLA DOMINICAL











Fonte: Extraído do Livro "Socorro! Sou professor da Escola Dominical" - Lécio Dornas (Editora Hagnos)


Como ajudar sua igreja a crescer através da Escola Dominical
Abra a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência estará na sua língua (Pv 31.26).
Tenho notado uma reclamação generalizada. São professores reclamando que seus alunos não estudam a lição nem fazem as leituras diárias; são alunos reclamando de professores despreparados que dão aulas monótonas e sem motivação; são pastores se queixando da falta de líderes para a Escola Dominical; são líderes reclamando da falta de apoio dos seus pastores etc. Parece que ninguém está satisfeito com o desempenho atual da Escola Dominical. Se pararmos para analisar, cada crítica tem certo grau de fundamento, todos têm algum nível de razão, a partir de sua perspectiva.


O fato é que a Escola Dominical vive dias de indiferença por parte de muitos. Realmente, precisamos construir um escala para identificar onde começa esta cadeia de desinteresse pelo estudo das Escrituras nos arraiais da igreja. Sabemos, pela experiência de muitos anos ministrando em diversas partes do país e no exterior sobre o ensino na Escola Dominical, que vivemos hoje uma realidade bem diferente da de algumas décadas atrás. Ê do conhecimento de todos que há trinta ou quarenta anos, o número de alunos matriculados nas classes da Escola Dominical de uma igreja era quase sempre maior do que o número de membros da mesma. Hoje tal realidade é muito rara. O que teria ocorrido? Tudo leva a crer num processo de desmotivação que não encontrou, ao longo dos anos, antídoto suficientemente eficaz para revertê-lo. Ao que parece, algumas coisas foram acontecendo que resultaram no afastamento de muitos e no desinteresse de outros pela Escola Dominical.
Não vamos nos alongar aqui em identificar os motivos de tal arrefecimento, mas um dos principais fenômenos que entendemos ter
 contribuído para esse quadro foi a perda de um dos principais objetivos da Escola Dominical, a evangelização.
Entretanto, não obstante a história e a fundamentação teórica da Escola Dominical,
 o fato é que, com o passar dos anos, as igrejas evangélicas do Brasil foram abando
nando o seu ideal evangelizador. É incrível, mas hoje a maior parte do material didáti
co preparado para a Escola Dominical tem linguajar e filosofia editorial voltada
 para os membros da igreja. Na própria realidade íntima da igreja, a ênfase na
 Escola Dominical é quase que totalmente direcionada para os crentes.
Entendemos, em parte, a questão da ênfase evangelística aos domingos à noite,
 em boa parte das igrejas evangélicas do Brasil. O que não entendemos é o
 desperdício da oportunidade de evangelizar amigos, vizinhos e parentes através
do estudo da Palavra de Deus.
A conseqüência desse abandono do desideratum evangelístico da Escola 
Dominical é que hoje são raras as igrejas evangélicas no Brasil que têm um
 número de matriculados na Escola Dominical sequer igual ao de seus membros.
 Na grande maioria das igrejas, trava-se; uma verdadeira batalha para que pelo
 menos os membros sejam alunos da Escola Dominical.
Muito se tem discutido sobre como reverter este quadro e retomar para a Escola
 Dominical o valor que a ela deve ser dedicado pela igreja. Com o propósito de 
contribuir para a melhoria do quadro atual, vamos oferecer algumas sugestões para
 o resgate do valor da Escola Dominical na vida da igreja local. Ao fazê-lo, estamos
 pensando não apenas no professor, mas nos líderes em geral de uma igreja que
 deseja crescer através da Escola Dominical.


Fonte de pesquisas: escoladedomingo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário